Nesta quarta-feira (24/7), o governo federal lança o programa Voa Brasil, que promete oferecer passagens aéreas por até R$ 200 o trecho para aposentados do INSS. Para participar, é necessário que o aposentado esteja há pelo menos um ano sem comprar passagens aéreas em seu nome. A iniciativa visa incentivar o turismo e o consumo entre essa parcela da população.
Apesar de ser uma promessa do início do governo, o Voa Brasil enfrentou atrasos e teve seu escopo reduzido. Pensionistas e estudantes, por exemplo, não serão beneficiados neste momento, mas, de acordo com auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o público deve ser ampliado quando o programa estiver consolidado.
Sem subsídios do governo, o programa é uma parceria com as companhias aéreas, que se comprometeram a oferecer até três milhões de passagens para aposentados nos próximos 12 meses. Os detalhes ainda serão divulgados, mas haverá um site onde os aposentados poderão pesquisar as passagens. Para acessar o benefício, será necessário ter contas Ouro ou Prata no cadastro do Gov.br.
Fonte: Agência Brasil